top of page
  • Foto do escritorSanta Casa de Casa Branca

A importância da vacinação contra a poliomielite

A poliomielite, mais conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença grave que afeta principalmente as crianças menores de cinco anos e pode levar à morte.


É uma doença infectocontagiosa que pode atingir o sistema nervoso e destruir os neurônios responsáveis pelos movimentos, causando paralisia total em poucas horas. Em função disso, ela também é conhecida como paralisia infantil, embora os adultos também possam ser afetados.


Quando o vírus da poliomielite atinge a medula e o cérebro, podem ocorrer sequelas que permanecem pelo resto da vida, incluindo:


- Dores e problemas nas articulações; - Pé torto; - Paralisia das pernas; - Acúmulo de secreção na boca devido à paralisia dos músculos da deglutição; - Dificuldades na fala causadas pela paralisia dos músculos envolvidos nessa função; - Atrofia muscular; - Diferença no crescimento das pernas, fazendo com que a pessoa manque.


Causas da poliomielite


A poliomielite é causada pelo poliovírus, que é transmitido pelo contato direto com fezes, saliva ou catarro de pessoas infectadas ou pela ingestão de água ou alimentos contaminados.


O vírus se multiplica no intestino e pode passar para a corrente sanguínea, podendo assim chegar ao sistema nervoso e causar a versão mais grave da doença, conhecida como forma paralítica.


No início da infecção, os principais sintomas da poliomielite são:


- Febre; - Dor de cabeça; - Dor de garganta; - Dor no corpo; - Vômitos; - Diarreia ou prisão de ventre; - Espasmos musculares; - Rigidez na nuca; - Meningite.


A única medida de prevenção específica contra a paralisia infantil é a vacina.

Seja responsável. Vacine o seu filho e oriente a sua família e amigos.


A vacina salva vidas!



3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page