top of page
  • Foto do escritorSanta Casa de Casa Branca

Cefaléia: você sabe identificar?

Dor de cabeça tensional


Este é um tipo de dor de cabeça causada pela rigidez dos músculos do pescoço, costas ou couro cabeludo, que pode ser causado por uma má postura, estresse, ansiedade ou má posição durante o sono.

Os sintomas mais comuns da cefaleia tensional são dor leve a moderada, em forma de pressão, como se tivesse um capacete na cabeça, que afeta os dois lados na nuca ou na testa e sensibilidade excessiva nos ombros, pescoço e couro cabeludo e à luz e ao ruído. A dor de cabeça tensional não causa náuseas nem piora com a atividade física.


Enxaqueca


A enxaqueca caracteriza-se por uma dor de cabeça intensa e pulsante, que pode ser acompanhada de náuseas, vômitos, tonturas e sensibilidade à luz solar.

Este tipo de dor de cabeça pode ter uma intensidade moderada a severa e pode durar de alguns minutos a horas, podendo, em alguns casos, permanecer durante 72 horas. Geralmente incide mais sobre um lado da cabeça e os sintomas podem ser incapacitantes ou agravar-se, podendo prejudicar a visão e causar sensibilidade a certos cheiros e dificuldade de concentração.


Dor de cabeça associada à sinusite


A sinusite caracteriza-se por uma inflamação dos seios nasais, que na maior parte das vezes causa dor de cabeça ou na face, que piora quando se baixa a cabeça ou a pessoa se deita.

Além da dor de cabeça causada pela sinusite, podem-se manifestar outros sintomas, como dor ao redor do nariz e em volta dos olhos, corrimento e congestão nasal, tosse, febre e mau hálito.


Cefaleia em salvas


A cefaleia em salvas é uma doença rara, que se caracteriza por uma dor de cabeça muito forte e lancinante, mais forte que a enxaqueca, que atinge apenas um lado da face e o olho, e surge maior parte das vezes durante o sono, interrompendo-o na maior parte das vezes. A dor pode ser muito intensa e repetir-se várias vezes ao longo do dia. Outros sintomas que podem surgir durante uma crise são corrimento nasal, inchaço da pálpebra e vermelhidão e lacrimejamento do olho do mesmo lado da dor.


Fique de olho nos sintomas e procure ajuda médica quando necessário.





3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page