top of page
  • Foto do escritorSanta Casa de Casa Branca

Dengue: um alerta para a população

O verão vem chegando e com ele as chuvas. Eventualmente, esse é o melhor momento para começar a tomar os devidos cuidados com a dengue.


Em primeiro lugar, é preciso saber que o principal meio de transmissão é por meio da picada de mosquitos Aedes – os mesmos responsáveis pela transmissão da chikungunya, febre amarela e Zika.


Daí vem a importância de toda atenção, uma vez que os mosquitos Aedes se proliferam na água armazenada.


Portanto, os principais focos de água parada, como frascos plásticos, galões, pneus, vasos de plantas, recipientes de todos os tamanhos como tampinhas de garrafa ou mesmo sacolas plásticas, são o ambiente perfeito para a fêmea depositar seus ovos.


CUIDADOS COM A DENGUE: COMO EVITAR CONTAMINAÇÃO?


- tampar lixeiras; - tampar tonéis e caixas d’água; - manter as calhas sempre limpas; - limpar ralos e colocar telas; - deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo; - preencher os pratos de vasos de plantas com areia; - manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.


QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DENGUE?


- Febre alta > 38.5ºC - Dores musculares intensas - Dor ao movimentar os olhos - Mal estar - Falta de apetite - Dor de cabeça - Manchas vermelhas no corpo


QUAL O TRATAMENTO E CUIDADOS COM A DENGUE QUANDO UMA PESSOA ESTÁ INFECTADA?


Se a pessoa apresentar os sintomas mais comuns, será preciso procurar tratamento médico. Assim será possível confirmar o diagnóstico e estabelecer rotinas para acompanhar a doença em relação à possibilidade de aumentar a gravidade.

Além disso, no tratamento estão incluídos medicamentos e muita hidratação oral (água, soro caseiro, água de coco) ou, dependendo da gravidade, por via venosa.

Tudo isso sempre com orientação médica.


Faça a sua parte. Dengue mata.



4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page