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  • Foto do escritorSanta Casa de Casa Branca

Dicas para manter a saúde na Terceira Idade

Tenha hábitos alimentares saudáveis


Para manter a saúde do idoso em dia, é essencial ter uma nutrição adequada. Procure consumir alimentos variados, ricos em nutrientes. Uma dieta rica em alimentos de alto valor nutricional, além de promover mais bem-estar, fortalece o sistema imunológico e deixa diversas doenças bem longe da sua vida.


Pratique atividades físicas regularmente


Manter-se ativo é essencial para quem quer viver bem depois dos 60 anos, livre de dores musculares e com autonomia no dia a dia. Pessoas sedentárias raramente terão qualidade de vida na terceira idade. A prática de atividades físicas deve fazer parte da rotina de quem busca envelhecer com saúde.


Mantenha em dia as consultas e exames de rotina


Investir na prevenção é fundamental para se ter mais saúde na terceira idade. O avanço dos anos facilita o surgimento de algumas doenças, por isso, é essencial manter as consultas em dia com o médico geriatra, para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado dos eventuais agravos à saúde.


Tenha uma vida social ativa


Quando o assunto é envelhecer com saúde, a vida social também conta e muito. Pessoas com idade avançada têm a tendência de diminuir o círculo social e, muitas vezes, acabam se isolando. Mas isso não faz bem à saúde mental do idoso, pelo contrário. O importante é investir nos relacionamentos saudáveis e duradouros.


Mantenha a mente estimulada, ativa e produtiva


Para se chegar com toda lucidez e evitar diversas doenças neurológicas, é preciso cuidar também da saúde mental. Para manter a mente ativa, você pode ler, praticar algum instrumento, aprender uma nova língua, desenvolver algum trabalho, participar de ações sociais ou praticar jogos que estimulem a mente, como o xadrez.



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