top of page
  • Foto do escritorSanta Casa de Casa Branca

Mito ou Verdade: imunidade baixa pode causar infecção urinária?

VERDADE!


A infecção urinária é muito frequente na população, principalmente nas mulheres. Como qualquer infecção, está ligada à má higiene e baixa imunidade, mas podem existir outras causas que desencadeiam, como a relação sexual desprotegida ou não urinar após a relação, o uso de roupas úmidas por muito tempo, a anatomia, o pós-operatório ou segurar muito o xixi.


Tipos de infecção e sintomas – A infecção urinária pode ocorrer na uretra, na bexiga ou no rim. Dependendo da região, os sintomas e a gravidade são diferentes. Quando ocorre na uretra e na bexiga, os sintomas são os mesmos: aumento na frequência e urgência para urinar, mesmo sem sair muito xixi, e ardência.


Tratamento – O tratamento para infecção urinária é sempre com antibiótico. Quando há tempo, o correto é fazer um exame de urina para descobrir o tipo de bactéria e, então, usar o medicamento correto. Porém, na maioria das vezes, os pacientes estão sofrendo muito com os sintomas e não há tempo para isso. Quando a infecção é recorrente é importante fazer uma investigação para descobrir a causa.


Prevenção – Urinar sempre que tiver vontade, tomar bastante água, fazer xixi depois da relação sexual e se limpar no sentido correto, não trazer o papel higiênico do ânus para a vagina.



5 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page