top of page
  • Foto do escritorSanta Casa de Casa Branca

O que é trombose?

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia. Uma embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves.


O que causa a trombose?


A trombose possui várias causas e fatores de risco. A maior parte delas são evitáveis, então procure sempre um médico e faça exames regularmente, além de manter um estilo de vida saudável.


As principais causas da trombose são:


- uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal; - tabagismo; - ficar sentado ou deitado muito tempo; - hereditariedade; - gravidez; - presença de varizes; - idade avançada; - pacientes com insuficiência cardíaca; - tumores malignos; - obesidade; - distúrbios de hipercoagulabilidade hereditários ou adquiridos; - história prévia de trombose venosa.


Quais são os sintomas da trombose?


A trombose venosa profunda pode ser absolutamente assintomática. Quando presentes, os principais sintomas são nessa forma da doença são:


- dor; - calor; - vermelhidão; - rigidez da musculatura na região em que se formou o trombo.



5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page