top of page
  • Foto do escritorSanta Casa de Casa Branca

Outubro Rosa: a importância do autoexame

O autoexame das mamas pode ser eficaz para as mulheres analisarem se têm algum risco de câncer de mama. E assim, ficar em alerta para buscar ajuda médica.


É importante ressaltar que o autoexame não é a única estratégia para a prevenção do câncer de mama, e também serve para praticar o autoconhecimento das próprias mamas.


O autoexame das mamas pode ajudar a detectar o aparecimento de algum nódulo, ou alguma outra alteração para ficar em alerta e procurar investigar o que é.


COMO FAZER O AUTOEXAME DAS MAMAS?


O recomendado escolher um dia numa semana após a menstruação. Após a menstruação, as mamas vão estar menos doloridas e menos densas.

Algumas mamas ficam mais encaroçadas na época da menstruação, e as glândulas ficam mais palpáveis, mais evidentes.


O exame pode ser feito embaixo do chuveiro ou deitada na cama com a mão atrás da cabeça, e a outra mão fazendo movimentos circulares em torno da mama.


Os movimentos devem ser feitos no sentido anti-horário de fora para dentro até chegar no mamilo. Quando a paciente chega no mamilo, é importante que ela aperte o mamilo pra ver se sai alguma secreção. As secreções transparentes ou avermelhadas indicam é necessário procurar um médico.


Outros sintomas do câncer de mama são a coceira em volta da auréola e do mamilo que causa uma descamação, e geralmente acontece numa mama só.


Cuide-se e cuide de quem você ama!



13 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page