top of page
  • Foto do escritorSanta Casa de Casa Branca

Pressão alta e baixa

A pressão arterial é a pressão exercida pelo sangue dentro dos vasos sanguíneos com a força proveniente dos batimentos cardíacos. Quando a força do sangue contra a parede das artérias é muito grande, significa que a pressão está alta. Já quando não há sangue suficiente fluindo ao cérebro e outros órgãos vitais a pressão está baixa. As duas situações apontam que algo está errado com o organismo.


Vamos entendera diferença entre uma e outra?

Pressão alta: a pessoa pode estar com a pressão alta e nem sempre ter sintomas, mas o normal é sentir palpitações, dor de cabeça constante, tontura, visão embaçada ou dor na nuca. Outros sintomas como enjoo, zumbido no ouvido, dificuldade para respirar e pequenos pontos de sangue nos olhos também são indicativos da hipertensão.


A hipertensão pode causar problemas graves de saúde como AVC, insuficiência cardíaca ou perda de visão. Embora não tenha cura é possível controlá-la com os remédios específicos, alimentação com pouco sal e exercício físico. Aliás, além dos fatores genéticos o excesso de sal e falta de atividade física são os principais causadores da patologia.


Pressão baixa: também chamada de hipotensão, a pressão baixa tem alguns sintomas em comum com a hipertensão como dor de cabeça, enjoo, respiração ofegante, visão turva ou embaçada, mas a principal diferença é a falta de energia e fraqueza nos músculos, ocasionando uma sensação de desmaio, palidez e boca seca.


Agora que você já sabe as diferenças entre uma e outra: cuide-se!



3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page