top of page
  • Foto do escritorSanta Casa de Casa Branca

Setembro Vermelho: como ser amigo do seu coração?

Coração pede atenção Tanto o músculo, o órgão físico, que bombeia sangue para o organismo, como o coração em seu sentido metafórico, relacionado à emoção. Eles estão ligados, conectados e, por isso, é importante pensar a saúde como um todo, com corpo e mente integrados.


O Setembro Vermelho é uma iniciativa de conscientização para os cuidados com a saúde cardíaca e para a prevenção das doenças cardiovasculares. Prestar atenção ao ritmo da vida, aos hábitos e aos sinais do corpo é fundamental para que o coração possa bater saudável.


Quais as doenças cardiovasculares mais comuns?


- Acidente vascular cerebral (AVC) - Infarto - Insuficiência cardíaca - Doença Arterial Periférica

- Prevenção faz bem ao coração


Na maior parte dos casos, as doenças relacionadas ao coração são decorrentes de fatores de risco associados ao comportamento dos pacientes. De acordo com estudos e pesquisas, cerca de 80% das doenças cardíacas podem ser evitadas por meio de quatro iniciativas saudáveis. Você sabe quais são elas?


- Não fumar - Praticar atividade física - Ter uma dieta equilibrada - Evitar o consumo de álcool


A ansiedade e o estresse também afetam o coração, por isso, além das práticas acima, é importante prestar atenção à qualidade das ações, se estão sendo feitas com tranquilidade, se há momentos realmente de lazer e descontração. É preciso cuidar do coração, olhando também para o que se sente, o que se vive e se experimenta ao longo da vida. Desacelerar não significa fracassar ou não render, desacelerar significa impor um novo ritmo, mais seguro, menos agressivo.



3 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page