top of page
  • Foto do escritorSanta Casa de Casa Branca

Um estilo de vida saudável é o melhor aliado contra a diabetes

O que é a diabetes?


A diabetes é considerada uma doença crônica e representa a incapacidade do pâncreas de produzir a quantidade de insulina – hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue – necessária. Com isso, o nível de glicose no sangue fica alto, provocando a hiperglicemia.


Quais são os tipos de diabetes e os principais sintomas?


Pré-diabetes: níveis de açúcar no sangue acima do normal, mas não o suficiente para ser diagnosticado como diabetes;


Diabetes tipo 1: ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca e destrói as células que produzem insulina;


Diabetes tipo 2: ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente ou as células do corpo não reagem à insulina. Esse é o tipo mais comum;


Diabetes gestacional: durante a gravidez, o pâncreas aumenta a produção de insulina. Porém, em algumas mulheres, esse processo pode não ocorrer. Como consequência, o quadro de diabetes gestacional, caracterizado pelo aumento do nível de glicose no sangue, é desenvolvido.


Entre os principais sintomas estão: sede excessiva, rápida perda de peso, fome exagerada, cansaço, vontade de urinar, má cicatrização, visão embaçada e falta de concentração. Entretanto os sintomas podem variar conforme o tipo de diabetes.


Como prevenir e controlar a doença?


A melhor forma de prevenção e controle da diabetes é a adoção de hábitos saudáveis, e a alimentação é a principal aliada, pois os diabéticos precisam de uma dieta personalizada.


É importante comer diariamente verduras, legumes e frutas, reduzir o consumo de sal, açúcar e gorduras, parar de fumar e beber, praticar exercícios físicos regularmente e manter o peso controlado.


A diabetes deve ser diagnosticada o mais cedo possível, e o acompanhamento especializado é essencial para a segurança do paciente.





2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page