top of page
  • Foto do escritorSanta Casa de Casa Branca

Você sabe a diferença entre pedra no rim e pedra na vesícula?

Os rins são essenciais para o funcionamento do nosso corpo. Os dois órgãos são responsáveis por filtrar e limpar o sangue, equilibrar os níveis de água e sais, eliminar toxinas e também produzir hormônios.


Muitas vezes, os sintomas de doença renal demoram a aparecer, mas alguns sinais dão indício, como dores nas costas ou lateral do corpo, inchaço nas pernas, fadiga e mudança na cor da urina.


A vesícula biliar é um órgão em forma de saco, parecida com uma pera, localizada abaixo do lobo direito do fígado. Sua função é armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado que atua na digestão de gorduras no intestino. A bile é formada pela mistura de várias substâncias, entre elas o colesterol, responsável pela imensa maioria da formação de cálculos (pedras), que podem impedir o fluxo da bile para o intestino e causar uma inflamação chamada colecistite.


Alguns casos de pedra na vesícula podem não ter sintomas, mas outros provocam dor intensa do lado direito superior do abdômen que se irradia para a parte de cima da caixa torácica ou para as costelas. A dor normalmente aparece meia hora após uma refeição, atinge um pico de intensidade e diminui depois. Pode vir ou não acompanhada de febre, náuseas e vômitos.


Fique de olho!



41 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page