top of page
  • Foto do escritorSanta Casa de Casa Branca

Dor no peito: conheça as nove principais causas

1 - Excesso de gases O excesso de gases é possivelmente a causa mais comum de dor na região do tórax e não está relacionada com problemas no coração, surgindo frequentemente em pessoas que sofrem com prisão de ventre. O acúmulo de gases no intestino pode empurrar alguns órgãos abdominais, acabando por criar uma dor que irradia para o peito.


2 - Ansiedade e estresse A ansiedade, assim como o excesso de estresse provocam um aumento da tensão muscular nas costelas, além de aumentar os batimentos cardíacos. Esta combinação provoca uma sensação de dor no peito, que pode surgir mesmo quando a pessoa não se sente estressada. Isso acontece mais comumente em quem está frequentemente estressado ou sofre de síndrome do pânico e ansiedade.


3 - Infarto O infarto, embora seja a primeira preocupação de quem sofre com uma dor no peito, normalmente é uma causa rara, sendo mais comum em pessoas com pressão alta descontrolada, colesterol muito elevado, diabetes, idade superior a 45 anos ou fumantes.


4 - Dor muscular As lesões musculares são muito comuns no dia a dia, principalmente em quem frequenta a academia ou faz algum tipo de esporte. No entanto, elas também podem acontecer após atividades mais simples como tossir muito ou pegar em objetos pesados. Além disso, durante situações de estresse ou medo, os músculos também podem ficar muito contraídos, resultando em inflamação e dor.


5 - Refluxo gastroesofágico Pessoas que sofrem com refluxo gastroesofágico e não fazem uma dieta adequada têm maiores chances de sentir dor no peito frequente, pois está relacionada com a inflamação do esôfago que acontece quando o ácido do estômago chega até às paredes do órgão. Quando isso acontece, além de intensa queimação, também é possível sentir dor no peito.


6 - Úlcera no estômago A dor provocada pela presença de uma úlcera no estômago acontece devido à inflamação das paredes do órgão e pode ser facilmente confundida com uma dor no coração, devido à proximidade dos dois órgãos.


7 - Problemas na vesícula A vesícula é um pequeno órgão que fica do lado direito do estômago e que pode ficar inflamada devido à presença de pedras ou consumo excessivo de gordura, por exemplo. Quando isso acontecer, surge uma dor do lado direito do peito que pode irradiar para o coração, parecendo um infarto.


8 - Problemas nos pulmões Antes de ser um sintoma de problemas no coração, a dor no peito é mais comum em alterações que acontecem nos pulmões, como bronquite, asma ou infecção, por exemplo.


9 - Doenças do coração Várias doenças do coração podem causar dor no peito, especialmente a angina, a arritmia ou o infarto, por exemplo. No entanto, também é frequente que esse sintoma seja acompanhado de outros que levam o médico a suspeitar de uma doença cardíaca, como cansaço excessivo, dificuldade para respirar ou palpitações, por exemplo.


Quando ir ao médico?


É importante procurar ajuda médica quando a dor no peito demora mais de 20 minutos para aliviar e sempre que a dor traz preocupação para a pessoa. Além disso, outros sintomas que podem indicar que é importante ir ao médico incluem:


- Tonturas; - Sudorese fria; - Vômitos e náuseas; - Dificuldade para respirar; - Dor de cabeça intensa.


O importante é procurar ajuda médica sempre que a dor no peito trouxer preocupação, evitando, assim, problemas mais graves.



2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page