Quem utilizou os serviços do PPA (Posto de Pronto Atendimento) nos últimos meses, já compreendeu que o local passou a atender com as regras da Classificação de Risco do Ministério da Saúde.
O sistema implica em passos específicos iniciados com a triagem feita por um profissional na chegada do paciente à Unidade. Após criteriosa avaliação, ele é identificado por uma cor, que representa a gravidade de seu estado e o tempo de espera recomendado para atendimento.
“Aqueles que se encontram em estado de real emergência estão no grupo vermelho, demandando assistência imediata. Os casos que recebem a cor laranja, embora muito urgentes, podem aguardar por volta de 10 minutos para atendimento. Já os amarelos, urgentes, podem esperar por até 1 hora. Pacientes que recebem a cor verde e azul – pouco urgente e não urgente respectivamente –constituem os casos de menor gravidade, podem ser atendidos no espaço de até duas e quatro horas, dependendo da demanda no momento”, comenta o Diretor Presidente da Santa Casa, Ricardo Fillipini.
A classificação é feita a partir das queixas, sinais, sintomas, sinais vitais, escala de dor, glicemia, entre outros. Após essa avaliação, os pacientes são identificados com pulseiras de cores correspondentes a um dos níveis estabelecidos pelo sistema.
“Reconhecemos o desafio de, mais uma vez, prestarmos uma assistência de excelência. Portanto, pedimos também a colaboração de todos os pacientes nesse processo. A estratificação do risco é uma medida que atesta a responsabilidade e o amor à vida”, conclui o Diretor Presidente.
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